Telemedicina

CLIENTe
Dasa
ano
2020
Telemedicina

O Projeto

Aplicação de teleconsulta voltada aos médicos da Dasa. Dividido em dois produtos, COA (Consulta Online Agora) e Meu Consultório, a telemedicina foi um grande marco (e desafio) para a empresa em um grande momento de crise durante a pandemia!

No items found.

Telemedicina e a Pandemia Covid-19

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social para conter a propagação o vírus, a telemedicina tornou-se uma aliada valiosa para garantir o atendimento médico no Brasil e no mundo. Por meio da consulta virtual, o médico pode avaliar quando realmente é necessária uma consulta presencial ou se é viável o acompanhamento remoto dos pacientes.

As consultas remotas, além de evitar a disseminação do vírus, permitem que brasileiros com pouco ou nenhum acesso a médicos, principalmente especialistas, recebam atendimento, disponibilizem resultados de exames e prontuários em ambiente digital.

Segundo levantamento do Serviço Social da Indústria (SESI), realizado em 2020, para metade das indústrias brasileiras, a telemedicina é uma tendência que veio para ficar e as empresas se enxergam fazendo parte dela.

Como surgiu

Apesar das dificuldades causadas pela crise do coronavírus em todo o mundo, alguns mercados tiveram mudanças positivas e aceleraram a adoção de tecnologia em seus processos. É o caso das teleconsultas no Brasil. A discussão se arrastava há anos e, só com a pandemia e a consequente recomendação de isolamento social, o modelo de atendimento a pacientes a distância passou a ser liberado, em caráter excepcional, pelo Ministério da Saúde.

Na Dasa, a necessidade de implementar o sistema se tornou ainda mais urgente com a super lotação dos hospitais e pronto socorro durante a pandemia. Nosso objetivo era bem claro: viabilizar o mais rápido possível uma solução de primeiro atendimento online. A aplicação precisava ter dois desenvolvimentos e produtos "diferentes", a parte volta para o paciente (usando o aplicativo para celulares Nav, da própria Dasa) e a parte voltada para os médicos, que é onde trabalhei no projeto e vou apresentar aqui algumas das soluções.

Telemedicina

Modelos de atendimento

Ao entrar no sistema NavPro (aplicação do ecossistema voltada para os profissionais de saúde), o médico tem a disposição dois modelos de atendimento. O Meu Consultório e o COA (Consulta Online Agora).

Consulta Online Agora

O pronto socorro online da Dasa. Nessa aplicação, o objetivo é fazer um atendimento similar a um pronto atendimento físico. O profissional entra na plataforma e tem acesso à informações e estatísticas sobre seus atendimentos realizados em um período selecionado.

A particularidade do sistema e principal objetivo, é realizar o atendimento do próximo paciente da fila de atendimentos, ou seja, o médico usuário da plataforma não tem acesso nem controle aos pacientes até entrar na consulta. Nesta etapa o médico entra em uma sala virtual enquanto o paciente recebe uma comunicação de que seu atendimento vai começar. Durante a chamada (e até o paciente entrar) o médico recebe as informações do paciente vindas do aplicativo Nav (para pacientes) e realiza o atendimento com auxílio do Prontuário Eletrônico (outro produto que trabalhei e apresento sobre na área de projetos).

Telemedicina
Telemedicina

Telemedicina
Telemedicina

Meu consultório

No Brasil, a procura pelas teleconsultas só cresce, de acordo com as maiores operadoras de plano de saúde do país. Na Dasa o modelo de atendimento a distância cresceu em até seis vezes e chegou a atender mais de 100mil pessoas desde o início da pandemia da COVID-19. Na operadora SulAmérica, a procura foi 15 vezes maior desde o início regular da atividade. Na Prevent Senior, cerca de 56 mil teleconsultas foram realizadas entre março e abril de 2020.

A população que não tem acesso a planos de saúde também foi beneficiada pelas teleconsultas neste período de coronavírus: o Ministério da Saúde lançou a plataforma TeleSUS, que já foi usada por 5,7 milhões de pessoas.

É claro que, em um contexto de pandemia, as teleconsultas são mesmo uma opção mais segura de ter um atendimento médico. Mas essa experiência tem mostrado que há muitos outros casos em que não é necessário um atendimento presencial, o que faz a manutenção das teleconsultas ser considerada no cenário pós-pandemia. E isso impulsionou o desenvolvimento do Meu Consultório.

O objetivo dessa outra aplicação de telemedicina da Dasa é atender os pacientes com horários marcados com um determinado profissional. As consultas são agendadas pelo aplicativo Nav Pacientes e o médico recebe esse controle de agenda e acessos dentro do Meu Consultório, onde ele da início ao atendimento online dentro da plataforma.

Telemedicina

Minha participação no projeto

Com o aumento da demanda de consultas online, a Telemedicina da Dasa precisava avançar de forma independente e num ritmo acelerado. Participei do projeto em sua concepção inicial, discovery e primeiras versões. Pude contribuir em um momento muito desafiador onde o objetivo era viabilizar a ferramenta e testar o mais rápido possível em um cenário caótico (de pandemia). A partir do primeiro lançamento e acompanhamento nos primeiros meses, voltei para outros projetos na Dasa e a telemedicina continuou crescendo com a formação de novas equipes e outros designers assumindo o projeto.

Aprendizados

Começando com um objetivo específico e um produto completamente novo na empresa, aliado à urgência de ir para o ar, as dificuldades foram imensas. Desde encontrar serviços e sistemas parceiros para as primeiras versões, até horas em war room para viabilizar rápidas soluções. Trabalho em equipe, agilidade nas tomadas de decisão e prototipação, validações com stakeholders e ver tudo isso funcionando em tempo recorde em um momento que traria benefícios direto para a população, foi algo muito gratificante. Foi um projeto em que podemos ver o impacto positivo do nosso trabalho diretamente na vida das pessoas, e isso foi o mais motivador.